Tire suas dúvidas com nossasPerguntas Frequentes

Confira a seguir as dúvidas mais comuns dos clientes do Laboratório Humberto Abrão sobre exame e procedimentos. Caso tenha outras dúvidas, entre em contato conosco.

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    Preciso agendar espermograma ou posso colher em casa?

    No Laboratório Humberto Abrão não é necessário agendar horário para realizar o exame de espermograma. A coleta pode ser realizada em qualquer uma de nossas unidades dentro dos seguintes horários: de segunda à sexta-feira de 6h30 às 11h e aos sábados de 6h30 às 10h. Se preferir, você pode colher o material em sua casa e entregá-lo no máximo em 40 minutos em nossas unidades ou ainda utilizar nosso serviço de atendimento domiciliar para retirada desta amostra. Consulte-nos sobre valor da taxa para o serviço domiciliar.

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    Secreção pode ser colhida em casa?

    Materiais de secreção podem ser colhidos em casa. Para isso, é necessário agendar um atendimento domiciliar. Consulte-nos. Consulte-nos sobre valor da taxa para o serviço domiciliar.

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    Check-in online: como funciona?

    O Check-in Online é uma maneira de priorizar seu atendimento em qualquer uma de nossas unidades. Basta entrar em nosso site e clicar em Check-in online. Preencher um breve cadastro pessoal e enviar foto de seu pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio, se for o caso. Faremos todo o cadastro dos exames e através do e-mail, em no máximo 4h úteis você é informado sobre preparo para realização dos exames, cobertura do convênio, entre outras informações relevantes para seu atendimento prioritário em nossa unidade, através de um localizador que será enviado para você. Simples, rápido, fácil e seguro! Experimente!

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    Medicamentos interferem em exames laboratoriais?

    Alguns, sim. Antibióticos, anti-inflamatórios, aspirina, hormônios, entre outros, podem interferir em alguns exames.
    Portanto avise o atendente sobre todo e qualquer medicamento que esteja utilizando. Estes dados serão levados em conta na avaliação e liberação dos seus resultados.

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    Devo suspender o uso de medicamento para realização de exames?

    Somente se for uma orientação médica. Para os outros casos, deve-se manter o uso de medicamento normalmente e informar ao laboratório o nome destes, no momento do atendimento. Além disso, em alguns casos, os exames são realizados para avaliar a concentração ou atuação dos medicamentos no organismo.

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    Posso realizar exames após esforço ou atividade física?

    Os exames laboratoriais são padronizados para realização em condições definidas como basais, ou seja, condições normais com menor possibilidade de interferência.
    Como esforço físico pode interferir no estado basal e em alguns resultados, solicitamos que sejam evitados antes da realização dos exames.

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    Tenho que fazer jejum para todo exame de sangue, fezes e urina?

    Não. Exames de fezes e urina não exigem jejum. A maioria dos exames de sangue também não o exige. Porem, é importante entrar em contato com o laboratório para saber sobre preparo dos exames antes da realização dos mesmos, já que o tempo de jejum solicitado pode variar de acordo com o exame e outras orientações podem ser necessárias.

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    Água “quebra” o jejum?

    Não. Mas deve-se tomá-la com moderação para não alterar a concentração sanguínea ou urinária.

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    Posso realizar exames de sangue com gripe ou febre?

    Sim. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar ou esclarecer a causa da febre ou gripe. Porém, alguns exames metabólicos ou imunológicos podem sofrer algumas interferência. Por favor, consulte seu médico ou laboratório antes de fazer seus exames.

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    Após coletar sangue, posso “ter atividades normais”?

    Sim. Após o procedimento de coleta de exames não há restrições de nenhuma atividade.

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    Sinto mal ao coletar sangue. Como proceder?

    A sensação de mal estar durante a coleta pode ser relacionada com uma queda de pressão ocasional, jejum prolongado ou stress. Neste casos, para evitar ou minimizar esta sensação, realizamos a coleta em paciente na posição deitada. Basta informar, no momento do atendimento, que o paciente prefere colher sangue deitado ou que se sente mal na coleta.

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    Bebida alcoólica pode interferir nos resultados dos exames?

    Sim, especialmente nos de triglicérides e algumas provas hepáticas. Portanto sugere – se jejum alcoólico de, no mínimo, 72 horas antes da realização desses exames.

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    Posso fumar antes de fazer exames?

    Não. Isto pode alterar alguns resultados.

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    Posso fazer exames menstruada?

    Sim. Porém alguns hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Por isso, é importante informar corretamente ao laboratório a data do início da última menstruação e se essas são regulares ou não.
    No caso de exames de urina, o ideal é colher fora do período menstrual. Caso não seja possível esperar, proceder uma boa higienização antes da coleta para minimizar qualquer interferência. Nestes casos, informar ao laboratório sobre a menstruação.

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    Exames têm que ser feitos sempre pela manhã ou podem ser feitos a tarde?

    Alguns exames devem ser obrigatoriamente colhidos pela manhã, pois sua concentração no organismo varia durante o dia, e seus valores de referência estão padronizados para coleta matinal. Outros podem ser colhidos em qualquer horário do dia. Portanto, é importante entrar em contato com o laboratório para saber sobre preparo dos exames antes da realização dos mesmos.

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    Por que, às vezes, o local da coleta de sangue fica roxo? Como proceder?

    Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia, que eventualmente pode ocorrer no local da punção para coleta de sangue. Isso pode ocorrer com pessoas que tem veias muito finas ou profundas ou, que estão em uso de medicamento (ex: aspirina) ou anticoagulantes em idosos (fragilidade vascular). Cuidados após a coleta podem evitar o aparecimento de hematomas. Não dobrar o braço, usar blusas com mangas mais frouxas e evitas carregar peso (ex: bolsas e sacolas) reduzem a probabilidade de hematomas. Se ocorrer o hematoma, é importante informar o ocorrido ao laboratório. Realizar compressa de água morna no local comprometido, várias vezes ao dia, para ajudar a reabsorção do sangue extravasado. Após reabsorção o local voltará ao normal.

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    Urina só pode ser colhida no laboratório?

    Não. A urina pode ser colhida em casa desde que as orientações de higienização e coleta, passadas pelo laboratório, sejam cuidadosamente seguidas.

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    Para fazer exames de urina, só posso colher “a primeira da manhã”?

    Somente se seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina pode ser colhida em qualquer horário do dia, desde que se tenha 04 (quatro) horas de retenção urinária. Este prazo pode ser reduzido para criança ou pacientes com dificuldade de retenção urinária.É importante colher em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, e após higienização adequada para evitar contaminação, o que poderia implicar na necessidade de uma nova coleta.

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    Por que devemos higienizar os genitais e desprezar o primeiro jato de urina para realizar o exame de rotina ou cultura?

    Caso o médico não solicite a coleta do 1º jato, devemos desprezá – lo porque ele traz células, secreção e algumas bactérias da flora urogenital, que podem estar presentes normalmente na uretra.
    Para excluir qualquer interferente, é importante que o material colhido não esteja “contaminado” com o que estiver na uretra ou na região urogenital.
    Por isso é importante fazer uma boa higienização na parte externa, antes da coleta. Lembramos que o enxague abundante é importante para eliminar todo sabão utilizado na higienização, evitando também interferências.

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    Posso fazer exame de urina se estiver utilizando cremes ou óvulos vaginais?

    Sim. Desde que não deixe misturar estes medicamentos ao material de urina. Uma boa higiene para retirar resíduos do medicamento e uso de tampão no momento da coleta impedem a “contaminação” do material colhido para exame.

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    O laboratório “passa sonda” para coletas de urina?

    Não. Recomendamos que seja procurado um serviço de enfermagem especializado para este procedimento. Porém o paciente já com sonda pode trazer o material de urina ou vir ao laboratório para colher material normalmente.

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    Materiais de fezes e urina tem que ser entregues imediatamente após coleta ao laboratório?

    A maioria dos exames permite que os matérias sejam refrigerados por até 12 horas, até serem entregues ao laboratório. Porém, alguns exames exigem matérias frescos. Para maiores informações consultar as instruções específicas do exame a ser realizado ou entrar em contato com o laboratório.

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    Posso realizar exame de fezes quando estiver de “diarreia”?

    Sim. Alguns exames são realizados exatamente para esclarecer a causa da “diarreia”. O importante é que o estado das fezes esteja sem interferência de medicamentos como laxante, para não influenciar na avaliação real da consistência destas.

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    O laboratório pode reconvocar para uma nova coleta de um exame já realizado?

    Sim. Em alguns casos, pode ocorrer necessidade de coletar uma nova amostra para comparar e/ou confirmar alguns resultados. Este procedimento, quando necessário, antecipa uma situação em que o médico poderia solicitar uma nova coleta e aumenta a segurança dos resultados. Nestes casos, não há custos adicionais para o paciente e/ou convênio.

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    Alguns médicos passam orientações diferentes das do Laboratório Humberto Abrão? Como proceder?

    Uma orientação médica sempre prevalece sobre uma do laboratório. Nos casos onde a orientação médica for diferente da do laboratório, o paciente deve informar as condições orientadas pelo médico, no momento do atendimento.

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    Como posso ter acesso aos meus resultados?

    Os resultados podem ser disponibilizados em qualquer unidade do laboratório ou acessado pela Internet através de senha e login fornecidos pelo laboratório no momento do atendimento ou ainda enviados pelo fax.
    Podem também ser entregues em qualquer local de escolha do cliente, inclusive no consultório  médico por serviço de Motoboy ou Correios. Nestes últimos casos, como o serviço é terceirizado, existe uma taxa para entrega de resultados.

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    Outra pessoa pode retirar meus resultados?

    Para sua segurança, somente se ela estiver com o protocolo de resultados fornecido pelo Laboratório ao cliente no momento do atendimento.
    Algumas situações excepcionais podem ocorrer e serão avaliadas pelo laboratório.

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    O laboratório realiza coleta em casa ou no trabalho?

    Sim. Temos um serviço de coleta externa que atende ao cliente em casa, no trabalho ou local de sua escolha. Nestes casos, existe uma taxa de deslocamento que varia de acordo com o local.

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    O laboratório realiza “Atendimento a Empresas”?

    Sim. O laboratório realiza vários exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais) conforme a legislação Brasileira.
    Temos unidades móveis de coleta que vão as empresas para coletar os materiais  sem interrupção do fluxo de trabalho, mantendo segurança e conforto.

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    Posso doar sangue no laboratório?

    Não. Este serviço é especializado de alguns lugares como hospitais e Hemocentros.

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    O laboratório possui equipe treinada em coleta infantil?

    Sim. Temos equipe treinada e áreas exclusivas para coletas pediátricas em todas nossas unidades.

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    O laboratório possui estacionamento para cliente?

    Sim. Todas as unidades possuem estacionamento próprio para cliente.

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    Como consigo informações e/ou orientações sobre os exames que devo realizar?

    Clique no menu Exames e Orientações ou no atendimento Online ou ligando para nossa central de atendimento (31) 2104-5700.