Veja nossoBlog Laboratório
Humberto Abrão

Conheça o teste DAOPLUS

Análise da atividade da enzima DAO

A histamina é uma molécula presente em quase todos os alimentos, e a capacidade de metabolizá-la e eliminá-la é diferente em cada indivíduo. Esta capacidade está essencialmente determinada pela atividade da enzima diamina oxidase (DAO) intestinal.

Em pessoas com atividade normal da DAO, a histamina proveniente da dieta é rapidamente degradada, porém em pessoas com atividade reduzida se produz um excesso de histamina no sangue, aumentando a probabilidade de apresentar efeitos adversos graves. Estes efeitos adversos se conhecem como déficit de DAO, ou também, como histaminose alimentar ou intolerância a histamina. Os sintomas associados ao déficit de DAO são diversos e representam patologias crônicas de grande prevalência na população.

Déficit da enzima DAO

Ao contrário da alergia alimentar, a aparição dos efeitos adversos ou sintomas não estão ligados ao consumo de um alimento específico, sendo que pode estar associada a uma ampla gama de alimentos com presença variável de histamina. Em consequência, isto representa uma dificuldade na hora de estabelecer um diagnóstico clínico de déficit de DAO.

Os afetados pelo déficit de DAO apresentam sintomas como: cólicas abdominais, dor de estômago, diarreia, dificuldades respiratórias, dentre outros. A maioria destas pessoas geralmente apresentam ao menos três sintomas, sendo a enxaqueca o principal deles. A atividade da enzima DAO pode estar reduzida de forma permanente por um fator genético de predisposição, o que ocorre em pacientes com déficit de DAO. Porém também pode estar reduzida de forma transitória pela utilização de inibidores (como álcool e muitos fármacos) ou por situações patológicas (por exemplo, pós-operatório intestinal, etc.).

Exame DAOPlus

O exame DAOPlus avalia a atividade da enzima DAO no sangue mediante uma técnica de radioimunoensaio. A atividade é considerada reduzida abaixo de 3-10 U/ml e muito reduzida abaixo de 3 U/ml. A atividade da enzima DAO nem sempre se correlaciona com a concentração da enzima no sangue, de modo que a análise da sua concentração não é útil para avaliar o déficit de DAO.

DAOPlus é um novo exame de laboratório para avaliar a causa de uma série de patologias crônicas, de grande prevalência na população. Durante a gravidez ocorre uma importante síntese placentária da enzima DAO, por este motivo não é aconselhável realizar este exame em grávidas.

Indicações

A análise da atividade da enzima DAO está especialmente indicada em:

  • Enxaqueca e outras cefaleias vasculares.
  • Transtornos gastrointestinais: especialmente aqueles associados à Síndrome do Intestino Irritável (SII), como prisão de ventre, diarreia, saciedade, flatulência ou sensação de inchaço.
  • Transtornos dermatológicos: como pele seca, atopia ou psoríase.
  • Transtornos ósseos: como dores osteopáticas.
  • Alterações musculares: como dores musculares, fibromialgia.
  • Fadiga crônica
  • Na infância e adolescência é relacionado com o transtorno de atenção e hiperatividade, e com a Síndrome do Vômito Cíclico.

DAOPlus possibilita que um percentual significativo de pacientes com sintomatologias diversas possa se beneficiar de um tratamento preventivo eficaz da sua doença, com melhora da qualidade de vida do paciente.

O Laboratório Humberto Abrão já disponibiliza o exame DAOPlus em sua rotina, para mais informações favor contactar-nos.

*Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

 

1 de outubro de 2018 Post direita , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *