Veja nossoBlog Laboratório
Humberto Abrão

Quantiferon TB – IGRA

Teste sanguíneo para o diagnóstico da Tuberculose

O Quantiferon, também conhecido como IGRA (Interferon Gama Release Assay), é um exame de sangue utilizado para a detecção e controle da Tuberculose. Trata-se de uma tecnologia inovadora que mede a quantidade de Interferon gama (INF -gama) produzida em resposta à presença de antígenos do complexo Mycobacterium tuberculosis aderidos às paredes dos tubos que são utilizados para a coleta do sangue.

Quando os linfócitos dos indivíduos previamente expostos ao M. tuberculosis entram em contato com estes antígenos, ocorre a liberação específica de INF-gama. Após incubação é feita a quantificação do INF-gama pelo método Elisa.

Diante de limitações como, crescimento lento do Mycobacterium em culturas e a falta de especificidade do PPD, principalmente pela reatividade cruzada com o antígeno da vacina BCG e também com outras espécies de Mycobacterium (gerando resultados falso-positivos), esta revolucionária metodologia é considerada a melhor opção para a identificação e a institução do tratamento profilático apropriado nos portadores da infecção latente pelo M.tuberculosis, já que esses indivíduos apresentam alto risco para desenvolverem a forma ativa e infecciosa da Tuberculose, além de transmitirem a infecção.

As principais vantagens desta metodologia em relação ao PPD são:

1) a não interferência com os antígenos utilizados na vacina

2) teste “in vitro” que elimina as variáveis biológicas interindividuais 

3) medir diretamente a reação imunológica por células.

Diante do fato de que cerca de  bilhões de pessoas possam ser portadoras de infecção latente pelo M. Turbeculosis na forma assintomática e não infecciosa, é de suma importância ter técnicas capazes de identificá-los e tratá-los.

Este exame já faz parte de nossa rotina e para mais informações e esclarecimentos, favor contatar-nos.

Para mais informações sobre estes exames, favor contatar-nos.

*Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico. 

23 de Março de 2018 Post Esquerda , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *