Veja nossoBlog Laboratório
Humberto Abrão

Teste do pezinho: saiba mais sobre o exame e como cuidar da saúde do bebê

Quando um bebê nasce, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados a fim de garantir sua boa saúde. Um dos mais importantes é o teste do pezinho, realizado entre o 2º e o 5º dia depois do nascimento. O exame não tem riscos e é capaz de detectar centenas de doenças em sua versão mais completa. Mais de 17 mil bebês já foram diagnosticados com alguma dessas enfermidades, e é possível tratá-los com mais eficiência devido a essa identificação precoce.

Entenda, a seguir, como o teste do pezinho é feito, os tipos existentes e sua importância.

Importância do teste do pezinho

O teste do pezinho permite o diagnóstico precoce de várias doenças que seu bebê pode ter desde o nascimento, mas que não têm sintomas até que ele complete um ano de vida. Quando conseguimos diagnosticar de forma precoce, é possível encontrar o melhor tratamento, além de evitar maiores chances de diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis.

Algumas coisas que você deve saber sobre o exame:

  • Não há nenhum tipo de risco envolvido no teste do pezinho. A coleta é feita em poucos minutos, e não é necessário retirar mais do que algumas gotas de sangue para fazer a análise.
  • O período ideal para coleta é entre o 2º e o 5º dia de vida do bebê a fim de ganhar mais exatidão, mas o exame não é invalidado se o período passar, podendo ser feito em até 90 dias. Por isso, é importante que você realize o teste mesmo depois desse prazo ideal.
  • Durante a gestação, a placenta protege o bebê de tal forma que muitas doenças se tornam indetectáveis. Alguns problemas podem aparecer só depois do nascimento, o que torna o teste do pezinho essencial.

Tipos de teste do pezinho

Existem vários tipos de teste do pezinho, que variam de acordo com a tecnologia utilizada e a quantidade de doenças detectadas. O exame básico é obrigatório para qualquer recém-nascido no Brasil, protege contra 12 doenças e pode ser adquirido em postos de saúde gratuitamente.

No entanto, há mais tipos, que abrangem outras enfermidades e podem ser adquiridos em clínicas e laboratórios como o Humberto Abrão. Veja quais são esses outros tipos:

  • Básico: protege contra 12 doenças.
  • Ampliado: protege contra 30 doenças.
  • Plus: protege contra 33 doenças.
  • Máster: protege contra 38 doenças.
  • Expandido: protege contra 60 doenças.
  • Completo: protege contra mais de 100 doenças.

Este último tipo de teste pode ser realizado no Humberto Abrão e é um dos poucos disponíveis em Minas que detectam essa quantidade de doenças. O exame utiliza a técnica de espectrometria de massas em tandem (EMT) e acusa doenças metabólicas hereditárias, também chamadas de erros inatos do metabolismo.

Teste da orelhinha e do olhinho

O teste do pezinho é um dos mais importantes para o bebê e é o primeiro cuidado que você pode oferecer para garantir a saúde da criança após o nascimento. Entretanto é bom lembrar que ele não identifica problemas na audição e na visão. Para isso, existem os testes da orelhinha e do olhinho. Com eles, é possível investigar se o bebê possui doenças da visão, como catarata congênita, ou algum nível de surdez. 

  • Teste da orelhinha: é obrigatório e pode ser feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou em laboratórios como o Humberto Abrão. O procedimento não causa dor e é rápido. O ideal é realizá-lo no primeiro mês de vida.
  • Teste do olhinho: é realizado pelo próprio pediatra. O médico incide uma luz nos olhos do bebê e procura por sinais de alterações. Caso haja alterações, pode ser necessário encaminhá-lo para o oftalmologista.

Assim como o teste do pezinho, esses exames são importantes para a detecção precoce de doenças, o que possibilita um tratamento mais efetivo.

Agendamento domiciliar Humberto Abrão

Você pode realizar o teste do pezinho diretamente do seu domicílio. Basta entrar em contato conosco e agendar, com total comodidade para você e sua família. Entre em contato com a nossa central de atendimento via WhatsApp e solicite o agendamento de testes e vacinas. 

10 de junho de 2020 Exames e Orientações, Post Esquerda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *